A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (16) contou com uma matéria na Ordem do Dia. Os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 108/2024, de autoria do vereador Evandro Meireles (PSDB), que denomina com o nome de José Aloir Moreira, conhecido como Sapo, a Arena da Vaca Parada, espaço localizado no Parque de Rodeios da Roselândia Vitor Mateus Teixeira (Teixeirinha). Conforme texto da matéria, o tradicionalista fomentou e transmitiu seu conhecimento sobre laço e vaca parada as demais gerações, deixando um legado à cultura tradicionalista na cidade. Não houve discussões de projetos na Pauta da Sessão.
Modalidade
O tiro de laço com vaca parada é uma modalidade de laço para crianças que estão começando a aprender a laçar. A prática consiste em fixar um cavalete de madeira com o formato de uma vaca no meio da arena e as crianças jogarem o laço.
O homenageado com a proposição, José Aloir Moreira, era conhecido no meio tradicionalista como "Sapo", foi servidor da prefeitura de Passo Fundo por 30 anos e era frequentemente visto no parque de Rodeios da Roselândia confeccionando vaquinhas paradas. Transmitiu seu conhecimento sobre laço e vaca parada a seu neto Michel, o Sapinho. Em dias de rodeios em outras cidades, acordava cedo, acompanhava o neto até a rodoviária, e juntos viajavam em busca de troféus.