Após nove dias de festa, encerrou no domingo (08/02), o 36º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria. Um público aproximado de 504 mil pessoas pode assistir a shows com a participação de artistas na Concha Acústica e nove bailes.
Nos concursos artísticos foram cerca de 4.670 competidores, 280 entidades tradicionalistas e 103 grupos de danças tradicionais. O CTG Rincão Serrano sagrou-se campeão nas Danças Tradicionais Adulta e o CTG Porteira do Rio Grande recebeu o troféu de Campeão Geral do 36º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria.
Na campeira, forma cerca de 7.570 participantes. A delegação mais distante foi a do Tocantins. 10 estados estiveram representados nas competições (RS, SC, Paraná, São Paulo, Brasília, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins e Piauí), além do Uruguai.
Cerca de 820 terrenos foram comercializados para acampamento na campeira e 340 no mato.
Outra atração do Rodeio foi o Festival 15º Cante uma Canção em Vacaria, que teve como vencedora a composição “Sinuelos”, interpretada por Gabriel Jardim, além de conquistar o primeiro lugar, também foi premiada com melhor arranjo e melhor melodia (Gabriel Jardim). A música tem como ritmo a valsa e foi escrita por José Maurício Rigon e Gujo Teixeira.
Entre os grandes campeões da campeira estão Thiago Bergamo e Luis Othavio Bergamo, do Rincão dos Bergamos, em Barracão/RS, vencedores do Laço Dupla Oficial do Rodeio, que após 83 armadas que levaram para casa uma camionete VW Amarok V6 4×4. E o ginete campeão é João Victor Longhi, de Vacaria, ganhador de um automóvel VW Polo 0 km.