A Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha divulgou nesta sexta-feira (26) o regulamento oficial da 23a Seara da Canção Gaúcha, que vai acontecer nos dias 25, 26 e 27 de outubro no ginásio da Acapesu em Carazinho-RS. Neste ano, o festival terá 20 músicas da categoria Geral, oito composições na categoria Local e 10 concorrentes na 10a Searinha. Como é tradição, as músicas da Seara vão concorrer nas Linhas Nativista, Galponeira e Contemporânea Gaúcha.
Neste ano, tem uma novidade especial. Podem se inscrever na categoria Local autores de música nascidos em Carazinho ou que residam na cidade há mais de 6 meses antes da realização do festival. Visando incentivar a integração entre músicos da Terra da Seara e de outras localidades, bem como o intercâmbio cultural entre as diferentes regiões do estado e as diferentes formas de viver o amor pelo Rio Grande, o regulamento autoriza a parceria entre compositores de Carazinho e de outras cidades na categoria Local, desde que a música tenha temática sobre Carazinho e/ou sobre o festival e que no mínimo metade de todos os compositores da obra sejam carazinhenses.
- Carazinho é a Capital da Hospitalidade e da Logística e a Seara tem sido reconhecida como um festival que acolhe muito bem músicos de fora. Nada melhor do que ampliar isso e possibilitar essa integração em que autores de Carazinho componham em conjunto com autores de outras cidades e concorram na categoria Local. O regulamento é muito claro: isso só é válido para músicas com tema sobre Carazinho e/ou sobre a Seara – explica Marlon Britto, presidente da Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha, entidade que promove o festival.
O regulamento, que pode ser acessado na íntegra através do link seara.rs/regulamento, também estabelece o cronograma de ações até a Seara. A partir desta sexta-feira, também estão abertas as inscrições de músicas concorrentes para o festival. As inscrições ocorrem pelo link seara.rs/inscricao e ficam abertas até 28 de agosto.
A triagem das composições inscritas será realizada pela comissão avaliadora e acontecerá de 2 a 5 de setembro. Integram a comissão neste ano André Teixeira, Henrique Kalkmann, Jairo Lambari Fernandes, Ricardo Comassetto e Rômulo Chaves. Na triagem, serão selecionadas oito composições da categoria Local e 20 da categoria Geral, além de duas músicas suplentes para a Local e quatro composições suplentes para a Geral.
Na 10a Searinha, onde os jovens talentos interpretam músicas de edições anteriores da Seara, serão 10 concorrentes ao todo, sendo cinco na categoria Piazito e cinco na categoria Piá, com dois suplentes em cada categoria. Os 10 concorrentes classificados para a Searinha e as 28 músicas classificadas para a Seara serão conhecidos no dia 7 de setembro. O regulamento da Searinha pode ser encontrado no link seara.rs/regulamento-searinha.
Crédito da foto: Britto Fotografia / Arquivo Seara