Conhecido por levar arte e dança por onde passa, o Grupo de Danças Pupilas da Aldeia, ligado ao Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati/UPF) comemora, em 2023, 30 anos de história. Composto por participantes com mais de 45 anos, o grupo realiza apresentações para a comunidade e participa de festivais de dança em vários lugares do Brasil. Para celebrar o aniversário, o grupo realizará um jantar baile no dia 3 de novembro, no CTG Lalau Miranda.
O coordenador do Creati, Diego Piva, destaca que em três décadas o grupo já levou o nome da Universidade para muitos espaços, promovendo integração e socialização dos participantes. “O Pupilas é um grupo artístico com muita história, que leva alegria e energia por onde se apresenta. Sempre buscamos realizar e participar de encontros com outros grupos e isso é muito gratificante, pois incentiva e valoriza a cultura, a arte e a dança” afirma Diego.
Grupo já conquistou vários títulos
O Grupo Pupilas da Aldeia é coordenado pelo professor Maicon Lopes. Para ele, além de incentivar a dança e a cultura, fazer parte do grupo proporciona mais qualidade de vida aos participantes. “O Pupilas mostra que não há idade para dançar e levar arte e dança para diversos lugares do país. Queremos representar o folclore gaúcho, mas também temos apresentações de outros ritmos, como músicas de época, italiana, carimbó, buscando representar a Universidade com alegria e um estilo próprio. Mais do que proporcionar alegria, ele garante várias atividades que mudam a vida de quem participa, promovendo saúde e fortalecendo amizades”, afirma.
Entre as competições que o grupo participou, está o Festival de Adultos Maiores, realizado no mês de maio, em Balneário Camboriú (SC). O Pupilas conquistou o 1º lugar no evento, que teve a participação de 18 delegações do Brasil e outros países. “Só tenho a agradecer por fazer parte desse grupo. Foi uma experiência muito gratificante, é um encontro que proporciona fazer amizades com grupos de outros lugares, conhecer culturas diferentes, gostei bastante”, comenta Odete Souza e Silva, presidente do Grupo Pupilas da Aldeia, que se apresentou pela primeira vez em um festival de dança.
Comemoração de 30 anos será marcada por jantar baile
Para comemorar os 30 anos do Grupo Pupilas da Aldeia, o Creati realizará um jantar baile, no dia 3 de novembro, no CTG Lalau Miranda. O cardápio do evento será churrasco e o baile será com o grupo Os Monarcas. Os ingressos estão disponíveis na secretaria do Creati (prédio B4, Campus I da UPF), no CTG Lalau Miranda e na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).